Especial Tiro de Caça

Número 1 / Junho 2014

Gostaria de melhorar as suas prestações de tiro? Claro que sim! Todos nós, seja na caça ou numa simples ida ao campo de tiro, detetamos alguns defeitos na nossa forma de atirar. Pois bem, o “Especial Tiro de Caça” já está nas bancas e pode contribuir positivamente para começar a atirar melhor. Encontre aqui os conselhos do atirador olímpico Custódio Ezequiel e do campeão do mundo de Compak Sporting Paulo Cleto, ambos caçadores, que nesta edição especial revelam alguns dos segredos para atirar bem. Encontrará ainda 100 truques para deixar de errar aquela lebre quase pisada, a perdiz de bico ou deixar passar o double de codornizes.
Especial Tiro de Caça 1
Artigos em destaque
Para melhorar resultados
Regras de ouro

Na questão do tiro, como em quase tudo, uns nascem com sorte, e outros com menos disposição natural, mas o que é evidente é que todos podemos melhorar rapidamente os nossos resultados se seguirmos uma série de pautas, com regras mínimas de atuação. Assim, vamos dar-lhe alguns aspetos que deve ter em conta.

Espingarda
A espingarda, fundamental para atirar bem

Não é disparate dizer que grande parte dos tiros errados têm a ver precisamente por não contarmos com a espingarda adequada à nossa configuração física. É fundamental para atirar bem que a espingarda nos esteja que nem uma luva.

Neste artigo vamos ver algumas coisas que são fundamentais para termos uma boa performance com uma espingarda de caça.

Caça de Salto
Os erros mais comuns na caça de salto

A caça de salto é, indubitavelmente, o processo de caça mais exigente para o caçador. Na caça de salto são muitos os fatores que intervêm para atingir o sucesso; uma aceitável forma física, um bom cão, conhecimento do terreno para procurar a caça nas suas zonas mais querençosas e também um certo instinto predador que nos fará ter em conta aspetos tão importantes como o vento, as condições climatéricas, orográficas, a forma como é realizada a volta, etc.

Entre especialistas
Os conselhos dos melhores atiradores e caçadores

Nas próximas páginas contaremos com os conselhos de dois dos nossos melhores atiradores dos últimos tempos, Custódio Ezequiel e Paulo Cleto, ambos caçadores. A par, teremos também os conselhos de dois caçadores especialistas, António Neto, e Jorge Piçarra, destacando-se, respetivamente a caça com pequenos calibres – 28 e .410 – e a caça à galinhola.

Abordando diferentes temas, esperamos que a experiência e conhecimento destes nossos colaboradores, contribuam para ajudar a melhorar as prestações de tiro de muitos dos nossos leitores.

Dicas
100 dicas para ter êxito nos lances cinegéticos

Apesar de a muitos de nós parecer que o processo de tiro começa quando se tem a espingarda apoiada no ombro e termina quando dispara, a verdade é que atirar às diferentes peças cinegéticas requer estar muito atento ao que se está a passar; captar bem e rapidamente a trajetória da peça, encarar de forma correta, e tapar, passar ou adiantar com tento e medida. E isso deve ser realizado muitas vezes em apenas dois segundos...