Carros & Motores

Número 7 / Novembro 2013

Mazda 3: O novo modelo compacto da marca japonesa ambiciona ser uma das referências segmento. Contactos: Gama Audi A3, Skoda Rapid Spaceback, Peugeot 308, Toyota Auris Touring, Opel Insignia, Seat Toledo, Nissan Note, Hyundai ix35. Dossier: Motores de dois e três cilindros. Testes: Citroën C3 e-HDI 90 Airdream Exclusive, BMW 116d EfficientDynamics 5p, Nissan Juke Nismo 1.6 DIG-T 200 CV 4X2 e Mercedes A 45 4MATIC.
Carros & Motores 7
Artigos em destaque
Contacto
Mazda 3 - Revolução total

A luta pela supremacia entre os familiares compactos acaba de receber mais um concorrente, na forma do renovado Mazda 3, o qual se destaca pelas mais recentes tecnologias SkyActiv e pelo estilo bastante aguerrido.

Contacto
Skoda Rapid Spaceback - Jovem e atrevido

A Skoda já tem presença ativa no segmento dos compactos de cinco portas. Chama-se Spaceback, deriva do Rapid e oferece argumentos de peso.

Contacto
Citroën Grand C4 Picasso - Reunião de família

A versão de sete lugares do monovolume compacto francês representa mais espaço e funcionalidade acrescida, como que a convidar que as decisões familiares passem a ser tomadas em viagem. 

Teste
Nissan Juke Nismo 1.6 DIG-T 200 CV 4X2

Há modelos que, mesmo não tendo uma potência excessiva nem prestações deslumbrantes, conseguem deixar-nos com um sorriso na cara. Um exemplo? O Nissan Juke… depois de passar pelas mãos da Nismo.

Superdesportivo
Lamborghini Gallardo LP 570-4 Squadra Corse

Derivado do modelo que disputa a taça monomarca da Lamborghini, o Gallardo LP-570-4 Squadra Corse apresenta-se como um dos modelos mais cobiçados do construtor italiano… e pode ser o último representante de uma saga de sucesso.

... Também neste número
PEUGEOT 308 - Adeus 308, olá 308!

Para substituir o 308, a Peugeot lançou… o 308. Não é um equívoco, mas sim uma condição ditada pelo esquema de combinação de números típico da marca francês. Apesar de manter o mesmo nome, o novo 308 muda tudo – e tudo melhora – face ao seu antecessor.

Motores de dois e três cilindros

As constantes oscilações nos preços dos combustíveis e a normativa europeia em matéria de emissões, cada vez mais restrita, obrigou as marcas de automóveis a reorganizar a sua estratégia ao nível dos motores, reduzindo a cilindrada e… inclusive prescindir de alguns cilindros.

Citroën C3 e-HDI 90 Airdream Exclusive

Com a renovação do C3, a Citroën retocou aspetos cirúrgicos que permitiram ao utilitário francês tornar-se mais maduro e passar a olhar a concorrência olhos nos olhos.

Mercedes A 45 4MATIC

Conduzir o novo Mercedes A 45 AMG 4Matic é como saborear um puro charuto cubano, mas com uma diferença – é feito por artesãos alemães.